O marketing de pesquisa local, geralmente chamado de SEO local (otimização dos mecanismos de pesquisa local), é um tipo de serviço de marketing digital no qual as empresas se envolvem para alcançar mercados e consumidores mais próximos de sua empresa, aparecendo nos resultados locais quando os clientes ficam online e pesquisam no celular com opção “local” ativado.
O SEO local tem tudo a ver com aparecer no Google, Google Maps e Google Meu Negócio através da busca orgânica.
O SEO para empresas locais é benéfico?
Sim, SEO para empresas locais é super útil. Ele permite que uma empresa tenha uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa e aumenta a probabilidade do usuário entrar em contato para fazer negócios.
Existem vários tipos de negócios que podem tirar proveito de uma estratégia de SEO local para atingir seu público.
Empresas que possuem um local físico e atendem somente clientes de uma cidade (como por exemplo: empresas de chaveiro, telhados ou dedetização).
Empresas que não possuem uma localização física no sentido tradicional, mas ainda atendem a um mercado local.
Empresas que possuem franquias ou redes que existem em muitos mercados locais.
Os fundamentos do SEO local
Mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo fornecem a maior parte do tráfego para sites em todo o mundo. Otimizar para eles é algo que você definitivamente pode fazer com as estratégias certas.
Se você é cético sobre o valor do SEO em geral (muitos empresários são), então você pode ser uma das poucas pessoas que não usam o Google para encontrar coisas online, caso contrário, você está ignorando completamente como as pessoas, incluindo você, encontram informações e negócios nos dias de hoje.
Manter a conformidade com as diretrizes do Google Meu Negócio
Existem vários mecanismos de pesquisa para os quais você pode otimizar, mas, sejamos honestos, o Google possui mais de 90% do mercado, portanto, quando falamos de SEO local, estamos falando principalmente de otimizar para o Google.
Sua listagem do Google Meu Negócio é um dos elementos mais críticos para o SEO local. Se sua empresa não tiver uma listagem no diretório do Google, você não aparecerá nos resultados de pesquisa local ou no Google Maps sempre que as pessoas fizerem uma pesquisa no Google buscando um produto ou serviço.
Crie autoridade com links de alta qualidade
Os domínios recém-registrados, em média, têm menos autoridade do que os domínios já registrados há muitos anos. Portanto, pense duas vezes antes de considerar o rebranding do site da sua empresa para um novo domínio.
Por exemplo, vejo muito desse erro no setor de transportes. Cada vez que uma empresa de caminhões contrata uma nova agência de publicidade, ela acaba criando um novo site em vez de apenas construir a partir do domínio existente, fazendo com que permaneça na constante “roda do hamster” de comprar publicidade paga.
Para construir a autoridade do seu site, você precisa construir sua marca. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ganhando uma recomendação de outros sites online, os famosos backlinks.
Estes podem vir na forma de citações em diretórios online e sinais sociais, mas principalmente com links de outros sites de alta qualidade apontando para o seu site.
A qualidade dos sites que apontam o link para o seu site é determinante para o seu sucesso. Pense assim: quando um site tem um link para o seu site, ele está se associando a você.
Você prefere ser associado a fontes de informação confiáveis ou fontes de informação questionáveis e até mesmo com spam?
Forneça uma boa experiência ao usuário com site de ótima qualidade
Pense em uma ocasião em que você visitou um site e ele simplesmente não estava funcionando da maneira que você esperava ou estava cheio de bugs e propagandas estranhas. Foi bem frustrante, não foi?
Você continuou clicando naquele maldito botão, mas nada estava acontecendo ou você gastou 10 minutos preenchendo um formulário e no final de todo o preenchimento ele deu erro e você perdeu seu tempo.
Quando as pessoas experimentam esse tipo de frustração, elas vão embora e não voltam. É literalmente o equivalente a entrar em sua loja ou local de trabalho, receber um atendimento ruim ao cliente e sair.
Você não gostaria que isso acontecesse em sua empresa, então por que você concordaria com isso acontecendo em seu site, que é a extensão digital de sua empresa?
Você pode tomar medidas simples para garantir que seu site ofereça uma boa experiência de usuário para os visitantes, garantindo que ele siga algumas práticas básicas, tendo um bom layout, informações claras e diretas a poucos cliques, seja rápido e principalmente seja objetivo.