A psicologia da cor no marketing afeta diretamente o comportamento do consumidor.
Quase 85% dos consumidores apontam a cor como a principal razão pela qual compram um determinado produto.
93% observam a aparência visual quando compram um produto e a cor melhora a compreensão, o aprendizado e a legibilidade.
Quando você está procurando a melhor escolha visual para o seu próximo projeto, este infográfico colorido deve ser um guia útil. Esteja você pintando um quarto em casa ou projetando um site de cabine primária ou outro ramo, a cor é importante. Certifique-se de fazer uma pesquisa cuidadosa!
Marketing com psicologia das cores
Conhecer as conexões psicológicas com determinadas cores pode aumentar a eficácia dos métodos de branding da sua empresa.
Ao analisar como as cores afetam psicologicamente os outros, você pode tomar decisões de marca e publicidade que permitirão atingir seu público-alvo em um nível totalmente novo.
Você pode até interpretá-lo como psicologia do design gráfico e deixá-lo ajudar suas decisões sobre como colorir tudo em seu site.
A psicologia das cores pode ser usada em praticamente qualquer disciplina visual.
Quais cores você deve usar em seu marketing?
Laranja
Usar letras laranja em seus apelos à ação é uma boa estratégia porque o laranja representa psicologicamente uma marca amigável e confiante e dirá aos clientes em potencial que eles devem comprar os produtos e serviços da sua empresa.
O laranja também chama muito a atenção quando usado em tons brilhantes.
Verde
Por outro lado, utilizar o verde em seus anúncios sinaliza uma ligação com a natureza, riqueza e tranquilidade.
O verde é uma boa opção para seus anúncios se você quiser relaxar seus clientes ou se quiser indicar que sua empresa pode trazer riqueza para eles. Outra maneira de saber se uma cor pode ser uma boa escolha para sua marca é dar uma olhada nos tipos de marcas já associadas a ela.
Whole Foods, Animal Planet e Starbucks usam o verde para indicar uma ligação com a natureza, algo que os consumidores desejam de mercearias orgânicas, shows de animais e produtos de café de qualidade.
Azul
As cores desenvolvem conexões específicas para os consumidores ao longo do tempo, e pode ser por isso que muitos sites de redes sociais criam suas imagens de marca usando a cor azul. Isso ocorre porque o azul relaxa as pessoas, mas também cria uma sensação de segurança e confiança em uma marca.
Sites como Twitter, LinkedIn, Facebook e Skype usam azul em suas imagens de marca para mostrar sua confiabilidade aos visitantes do site, ao mesmo tempo em que criam uma atmosfera relaxante na qual seus usuários de mídia social podem postar e twittar até que seus corações estejam satisfeitos.
Ao entender os efeitos psicológicos subconscientes das cores que você usa em suas campanhas publicitárias e de marca, você pode direcionar melhor seus públicos de nicho e comercializar efetivamente a imagem de sua empresa de maneira visualmente estimulante.
Isso é especialmente importante quando você está redesenhando um site ou imagem de marca.
A psicologia das cores é uma ferramenta muito poderosa em web design, design gráfico e outras áreas do seu negócio.
E, quando utilizado corretamente, você pode usar o impacto psicológico da cor a seu favor em materiais de branding, design, marketing e promoção para obter os melhores resultados possíveis de cada estratégia.