A segmentação de anúncios para públicos personalizados com precisão pode aumentar a CTR, direcionar o tráfego para seu website, aumentar o reconhecimento da marca ou atingir qualquer outra meta de publicidade.
Elaborar a mensagem de marketing certa e escolher criativos atraentes é útil, mas o verdadeiro desafio é alcançar as pessoas certas. É por isso que você deve se aprofundar no público-alvo de anúncios do Facebook e agitar sua segmentação. Continue lendo para conferir os detalhes e se inspirar com nossas ideias de segmentação.
O que são públicos-alvo de anúncios do Facebook?
Um público do Facebook é o grupo de pessoas que você deseja alcançar com seu anúncio. O Facebook cria uma oportunidade para as empresas escolherem dados demográficos, locais e interesses de seus usuários para que possam receber os anúncios mais relevantes.
Como segmentar um público com anúncios do Facebook?
Você pode criar e gerenciar públicos-alvo de anúncios do Facebook em seu Gerenciador de Negócios na seção ‘Públicos’.
Você também pode encontrar um resumo de cada público criado lá, bem como o uso em campanhas e um histórico de alterações em um determinado público. Portanto, você pode gerenciar seus públicos para atualizar os grupos-alvo e otimizar seus esforços.
Outra maneira de criar públicos-alvo de anúncios do Facebook é criar um enquanto configura uma campanha publicitária no seu Gerenciador de Anúncios. Durante esse processo, você pode escolher seus públicos-alvo predefinidos ou criar um novo (e salvá-lo se quiser usá-lo novamente no futuro).
Por fim, você pode criar um público no Facebook usando a opção ‘Boost post’ que aparece abaixo de cada post publicado no perfil da sua marca. Você pode executar suas campanhas em qualquer lugar, mas sempre preste atenção a um público-alvo bem segmentado. No entanto, para opções avançadas de segmentação, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios .
Como você pode ver, existem três maneiras de criar públicos-alvo de anúncios do Facebook. O método mais avançado e benéfico pode ser usar a seção Ads Manager and Audience, pois você pode selecionar o tipo de público e segmentar grupos precisos.
O uso do Ads Manager dá acesso a alguns recursos que não estão disponíveis na opção “Boost Post”. Estamos falando de públicos, mas também de maneiras de alcançá-los de maneira eficaz. Através do Gerenciador de Anúncios, você pode escolher opções avançadas como exibir anúncios em dispositivos específicos para restringir ainda mais o público-alvo de seus anúncios do Facebook.
Por que você deve usar opções avançadas de segmentação no Facebook?
1 Você pode segmentar seus anúncios com mais eficiência
Você pode segmentar pessoas com base em seus interesses, dados demográficos e até comportamentos. Isso garante que seus anúncios sejam vistos por pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo que você está vendendo. Além disso, você pode excluir pessoas que já compraram seus produtos ou começaram a interagir com você depois de ver seus anúncios.
2 Você pode economizar dinheiro
Ao segmentar seus anúncios com mais eficiência, você acabará gastando menos dinheiro em publicidade. As opções avançadas de segmentação do Facebook permitem que você concentre suas campanhas publicitárias a laser, para que você não desperdice dinheiro em impressões que não convertem.
Se você não estiver usando as opções avançadas de segmentação do Facebook, está perdendo uma ferramenta valiosa que pode ajudá-lo a economizar dinheiro e aumentar sua taxa de conversão.
3 Você pode ajustar suas campanhas e testar diferentes públicos
Ao usar opções avançadas de segmentação, você pode testar constantemente diferentes públicos para ver o que funciona melhor para seus produtos ou serviços. Você também pode ajustar suas campanhas rapidamente para garantir que sejam o mais eficazes possível.
Essa é uma grande vantagem que o tráfego pago tem sobre o tráfego orgânico. Com o último, você precisa esperar que as pessoas encontrem seu conteúdo e depois torcer para que elas se interessem pelo que você tem a dizer.
Com o primeiro, você pode sair e encontrar pessoas que já estão interessadas no que você tem a dizer. Então, você pode mostrar a eles seu conteúdo e começar a construir relacionamentos com eles.
4 Você pode construir uma vantagem competitiva
Você pode obter uma enorme vantagem competitiva com campanhas pagas, especialmente se seus concorrentes confiarem no tráfego orgânico muito menos direcionado e menos eficaz.
Você pode obter uma vantagem sobre a concorrência usando a segmentação e começar a gerar leads e vendas que eles não conseguem igualar.
Tipos de público do Facebook
O Facebook fornece quatro tipos de público-alvo de anúncios do Facebook para que os profissionais de marketing tenham muitas opções para segmentar seus clientes em potencial. Continue a ler para saber mais.
Público salvo do Facebook
Você pode armazenar suas configurações de segmentação mais usadas para campanhas futuras e economizar tempo escolhendo as mesmas opções várias vezes. Para alcançar seu grupo-alvo, você pode selecionar dados demográficos, interesses e comportamentos.
Quando se trata de segmentação baseada em dados demográficos, o Facebook permite que você determine o público-alvo de anúncios do Facebook com base nos seguintes dados demográficos de usuários:
Local (país, região ou cidade) você pode incluir ou excluir um ou mais locais para restringir seu público, bem como escolher entre as opções adicionais de pessoas que moram neste local, pessoas atualmente neste local ou pessoas que viajam para este localização.
Idade – você pode exibir seus anúncios apenas para adultos escolhendo uma faixa etária de 18 a 65 anos, por exemplo.
Gênero – você pode selecionar homens, mulheres ou “todos”.
Idioma – insira um idioma para exibir seus anúncios para pessoas que usam um idioma específico.
A segmentação demográfica do Facebook pode ser muito precisa. Você também pode escolher características particulares, como educacionais, financeiras, eventos da vida, relacionamentos, trabalho e até determinar se seu grupo-alvo é representado por pais de crianças de uma idade específica.
A segmentação com base em interesses permite que você alcance públicos-alvo específicos de anúncios do Facebook observando seus interesses, atividades, as páginas que eles curtiram e tópicos relacionados. É uma ótima maneira de anunciar seus produtos ou serviços para clientes em potencial que têm interesses e hobbies específicos. Você pode pesquisar interesses no menu ou digitar suas próprias sugestões para encontrar as opções mais adequadas.
A segmentação baseada em comportamento também pode ser útil. Ele permite segmentar usuários que concluíram uma determinada ação, como comprar um produto usando os Pagamentos do Facebook nos últimos 30 dias, aniversários comemorados, viajantes frequentes e muito mais. A ampla variedade de comportamentos disponíveis cria oportunidades incríveis para as marcas exibirem anúncios relevantes e aumentarem as conversões.
Quando usar o Público Salvo do Facebook?
Um público salvo, também conhecido como público principal, pode ser usado em vários casos. Em primeiro lugar, é adequado para empresas que iniciam seu marketing no Facebook. O público-alvo principal dos anúncios do Facebook pode ajudá-los a explorar o mercado e coletar dados para conduzir campanhas adicionais e mais avançadas e experimentar as opções de segmentação do Facebook. Em segundo lugar, esta opção pode ser útil como um grupo-alvo para a criação de Públicos Semelhantes. O Facebook oferece muitas possibilidades para misturar tipos de público-alvo de anúncios do Facebook, portanto, um núcleo bem adaptado
Público Personalizado do Facebook
Esse tipo de público pode ser altamente eficaz, mas também é difícil de criar. Por meio desse tipo de público-alvo de anúncios do Facebook, você pode se conectar com pessoas que já demonstraram interesse em sua empresa ou produto com base em suas fontes, como contatos de clientes, tráfego do site, aplicativo móvel ou atividade offline (pessoas que interagiram com seu marca por telefone, na loja, etc.). Certifique-se de ter registros suficientes em sua lista esta opção pode não funcionar com apenas alguns contatos (o Facebook pode exibir um alerta “Público muito pequeno” para não permitir que você execute nenhum anúncio). O banco de dados de tamanho certo também permitirá que você teste, dimensione e otimize seu desempenho.
Ao adicionar pixels de rastreamento do Facebook ao seu site, você pode rastrear o comportamento dos usuários em sua página e usar essas informações em suas campanhas. Portanto, você pode personalizar seus públicos-alvo de anúncios do Facebook com base nos eventos nos quais deseja se concentrar, como compras, inscrições, adição de itens a um carrinho de compras e muito mais.
Fornecer ao Facebook listas de clientes permite segmentar usuários específicos. Quanto mais identidades (endereço de e-mail, número de telefone, ID de anunciante móvel, ID de usuário do aplicativo do Facebook, ID de usuário da página do Facebook, nome, sobrenome) você puder carregar, melhor será a taxa de correspondência com o Facebook.
Você também pode aproveitar ao máximo as fontes do Facebook para criar um público personalizado com base em pessoas que:
assistiu seus vídeos no Facebook ou Instagram
- abriu ou preencheu um formulário em um de seus anúncios de geração de leads
- interagiu com seus produtos em uma experiência de compra (seção de loja ou produtos marcados no Facebook e Instagram)
- abriu sua experiência instantânea no Facebook ou Instagram
- visitou ou interagiu com sua conta ou postagens profissionais do Instagram
- interagiu com seus eventos no Facebook
- seguiu ou interagiu com sua página do Facebook