Um pipeline de dados é uma sequência de ações que move dados de uma origem para outro destino. Os pipelines de dados podem ajudá-lo a transferir dados de uma fonte, como seu site, para um destino, como um data warehouse , para análise e interpretação.
Como funciona um pipeline de dados?
Sua empresa provavelmente lida com uma grande quantidade de dados. É essencial ter uma visão única de todos os seus dados para analisar todas as suas métricas e informações para obter insights acionáveis.
Mas se seus dados vierem de várias plataformas, ferramentas e dispositivos, você precisará organizá-los e combiná-los para analisá-los com eficiência. Você pode estar pensando que poderia copiar e colar seus dados de uma fonte para outra para combiná-los. No entanto, esse método pode levar à corrupção de dados ou gargalos, tornando os dados coletados inúteis.
É aí que entram os pipelines de dados. Para entender como um pipeline de dados funciona, pense nele como um tubo de água que transporta água de um local para outro.
Um pipeline de dados funciona da mesma maneira. Ele pega dados de uma ou várias fontes, como uma plataforma de relacionamento com o cliente (CRM) ou ferramenta de análise, e os transfere com segurança para outro destino, como um data warehouse, para que você possa organizar e analisar seus dados no mesmo lugar.
Quais são os estágios do pipeline de dados?
Agora que você sabe o que é um pipeline de dados e como ele funciona, vamos dar uma olhada nos estágios do pipeline de dados abaixo:
1. Fonte
O primeiro estágio em um pipeline de dados é obter dados de uma ou mais fontes. Uma fonte pode ser:
- Banco de dados relacional
- plataforma de CRM
- Plataforma de planejamento de recursos empresariais (ERP)
- Ferramenta de gerenciamento de mídias sociais
- E mais
Com a maioria dos pipelines, você pode extrair dados de fontes específicas em tempo real em intervalos programados para garantir que você colete e armazene todos os seus dados regularmente.
2. Processamento
Depois que o pipeline de dados ingerir dados de uma fonte, ele os processará. Em alguns casos, os pipelines de dados podem manipular e alterar seus dados antes de transferi-los para seu destino final.
O processamento de dados pode organizar seus dados e torná-los mais fáceis de analisar assim que forem transferidos para o próximo destino.
3. Destino
O último estágio em um pipeline de dados é transferir os dados para seu destino de destino. Na maioria dos casos, você usará seu pipeline de dados para transferir seus dados para uma plataforma de armazenamento em grande escala para que possa armazenar seus dados em um só lugar.
Seu destino pode incluir um:
- Data warehouse: um data warehouse permite que você armazene, gerencie e organize dados. Geralmente, possui painéis, ferramentas de análise e recursos de relatórios para ajudá-lo a analisar e interpretar seus dados.
- Data lake: um data lake é um sistema que permite armazenar dados brutos e não processados em qualquer escala
- Datamart: um data mart é uma opção de armazenamento de dados menor que geralmente se concentra em um subconjunto de dados, como vendas ou leads.
Depois que o pipeline de dados transfere seus dados, você pode analisá-los para identificar insights acionáveis. Você pode usar esses insights para melhorar suas estratégias de marketing e gerar melhores resultados para seus negócios.