1. Consulte seu guia de estilo (ou crie um se não tiver um)
Um guia de estilo é uma grande peça do quebra-cabeça quando se trata de web design. Seu guia de estilo contém informações essenciais sobre a estética de todos os seus materiais de marketing para manter os designs consistentes em todas as plataformas.
Seu guia consistentemente ajuda a criar reconhecimento da marca e confiança do cliente.
Se você não estiver satisfeito com a estética do seu site, seu guia de estilo pode ajudá-lo imensamente. Se você achar que seu site usa cores que não combinam com sua marca, usa muitas fontes ( ou fontes ilegíveis ) ou não tem nenhum tipo de consistência, é hora de usar esse guia de estilo a seu favor.
Item de ação: atualize as cores do seu site para se adequar às suas diretrizes de estilo e certifique-se de usar apenas uma ou duas fontes para manter seu site organizado e limpo. Se o seu site não usa um tema de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite alterar facilmente as coisas, como cor e fonte, consulte uma agência de web design .
Embora essas pequenas atualizações possam não melhorar completamente o design da web, elas são um ótimo primeiro passo.
2. Funcionalidade de teste
Seu site provavelmente apresenta muitos botões, formulários e links internos para outras áreas do site. Externamente, esses elementos podem parecer bons, mas quando foi a última vez que você os testou?
Como 89% dos usuários compram com um concorrente após uma experiência ruim, é crucial que os elementos do seu site funcionem corretamente para proporcionar aos usuários uma visita memorável e agradável.
Dito isso, você deve reservar um tempo para testar seus formulários e executar programas que o ajudem a encontrar links quebrados, como o Dead Link Checker .
3. Organize e simplifique sua barra de navegação
Sua barra de navegação ajuda os usuários a navegar facilmente pelo seu site. Ele fornece aos visitantes um mapa de páginas essenciais em seu site e torna mais fácil para eles encontrarem o que estão procurando. No entanto, se sua barra de navegação for muito complicada ou superlotada, você poderá sobrecarregar os visitantes do site em vez de ajudá-los.
Tente simplificar sua barra de navegação apenas para incluir as categorias abrangentes mais específicas cobertas em sua página. Por exemplo, se você é uma empresa de paisagismo, pode incluir guias como “design paisagístico”, “serviços de paisagismo”, “centro de jardinagem”, “galeria”, “sobre nós” e “contato” em sua barra de navegação.
A partir daí, você pode incluir outras páginas importantes que são suspensas quando você passa o mouse sobre cada categoria ampla. Lembre-se de que não há necessidade de listar todos os produtos e serviços em sua barra de navegação, isso serve apenas para ajudar a direcionar os usuários na direção certa com base no que eles estão procurando.